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domingo, 26 de setembro de 2010

GEEMPA e o Pós-construtivismo



O Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Açao, GEEMPA, presidido com paixão pela professora e Dra. Esther Grossi, há 40 anos pesquisa sobre educação.
Teve coragem de romper co
m o construtivismo porque faltavam elementos, dentro desta teoria, para a explicação da prática.
Com o concurso de teóricos internacionais, como Sara Pain, Gèrard Vergnaud, Wallon, Vygotsky, entre outros, o GEEMPA fundou o Pós-construtivismo e tem concretizado experiências exitosas em sala de aula, alfabetizando em 3 meses, e fundamentalmente, alfabetizando todos os alunos de uma turma.
Mas não para por aí! O GEEMPA não estuda somente sobre alfabetização. Os estudos sobre o ensino da matemática, objetivo primário deste grupo, sobre pós-alfabetização, e fundamentalmente, sobre as questões pedagógicas que se aplicam a todos os níveis de ensino, são parte do seu campo de atuação.
Isso mesmo, a mais moderna teoria sobre educação, atualmente, tem origem no Brasil! Sim, aqui no Rio Grande do Sul, na nossa linda Porto Alegre.
Muitos mitos sobre a aprendizagem vêm sendo jogados por terra com a experiência deste grupo.
Alunos com déficit de aprendizagem? Síndromes? Laudos neurológicos? Problemas familiares? Nenhum deste motivos pode impedir a aprendizagem, segundo as experiências reais e de sucesso deste grupo.
Confiram no site: http://www.geempa.org.br/

PÓS-CONSTRUTIVISMO

O pós-construtivismo é tão revolucionário  por que busca o concurso de outras ciências para explicar o fenômeno da aprendizagem e ensinagem.
Esta revolucionária Teoria  conta com a psicanálise, com a antropologia, com a filosofia, com a medicina e considera a Didática* uma ciência (*Gèrard Vergnaud - França).
A antropologia, por exemplo, nos leva a questionar aquela velha idéia de que as famílias precisam ajudar em casa para que os alunos tenham sucesso na escola é umas das "bombas" do pós-construtivismo. Nesta teoria, o papel de ensinar os conhecimentos científicos é de responsabilidade da escola e à família cabe a responsabilidade existencial. Funções diferentes para diferentes organismos sociais!
Dizer que esse ou aquele aluno não aprendeu porque a família é ausente é impensável dentro desta Teoria.
Os alunos não aprendem se não forem provocados adequadamente, se as provocações didáticas e dramáticas não tiverem significado, e isso remete a uma reflexão sobre o ato de ensinar e não das condições externas à escola!
Revolucionário não é?

QUAL TEORIA SERVE COMO PANO DE FUNDO DE NOSSA PRÁTICA?

       Muitos professores pensam que as teorias da aprendizagem não têm nada a ver com a prática.
      Alguns até as consideram, mas optam pela mistura de modelos teóricos.
      O pós-construtivismo nos ensina que toda prática tem uma teoria por tras dela e que é impossível qualquer prática sem teoria. Antes de fazer qualquer ação, o ser humano pensa. Este pensamento está inundado por concepções, experiências e desejos, certo? E quando tomamos a decisão de ensinar desta ou daquela forma, com este ou aquele método, ou sem método nenhum, temos sim uma teoria por trás. Temos uma concepção sobre o ensinar e o aprender que está em jogo.
     Meu convite é ao pensamento: quais as concepções, idéias e teorias que estão por trás de nossa prática?

TCHAU

Quero me despedir destas duas turmas da Escola Estadual José do Patrocíneo, com as quais aprendi muito, apesar do pouco tempo
. Obrigada aos alunos que foram formidáveis, obrigada à escola e às colegas!
Estou assumindo como professora na rede municipal de Porto Alegre.