Páginas

Seja bem-vindo

TODOS PODEM APRENDER

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Oficina de Matemática

Estamos trabalhando com um projeto de férias na minha escola, a Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo na Restinga.
Meu grupo é o da Matemática... e está bombando...
Teremos cinco oficinas, e planejamos trabalhar em cada uma com um dos cinco eixos da matemática.
Já trabalhamos com a estrutura multiplicativa e aditiva.
Na próxima semana trabalharemos com as estruturas lógicas, espaciais e numericas.
Claro que não acontece assim com essa objetividade.
Como estas estruturas se relacionam, formando uma rede, é obvio que em uma atividade direcionada a, por exemplo, as estruturas numéricas, muitos conceitos de outros eixos, como a composição aditiva, estarão embricados.
Está sendo muito legal... os colegas e eu estamos empolgados com o que estamos conseguindo, principalmente, descobrir sobre os esquemas de pensamento dos alunos.
Observamos que mais de 70% dos alunos resolve questões, envolvendo multiplicação, ainda com composição aditiva. Descobrimos que as estruturas numéricas ainda não estão construídas para mais de 50% dos alunos. Mais de 70% dos alunos não tem os fatos básicos do 10 internalizados!!
Vale esclarecer que os alunos são de 5°, 6°, 7°, 8° e 9º ano!!!
Não creio que apenas cinco oficinas de matemática possam fazê-los construir muitos esquemas de pensamento, mas com certeza, estamos alcançando nosso objetivo, que é o de fazê-los aproximarem-se da matemática com desafios que provoquem "desejo de pensar", e mais do que isso, que ofereçam a real possibilidade de pensar, por contemplarem seus esquemas de pensamento.