Páginas

Seja bem-vindo

TODOS PODEM APRENDER

segunda-feira, 21 de março de 2011

Sobre as aulas-entrevistas

A realização da aula-entrevista é um momento marcante entre o professor e o aluno.

É inegável o choque cultural e o constrangimento para ambos os lados.
Cada um com suas representações e símbolos sobre o mundo.
O professor conhecedor do código alfabético e o aluno que o quer conhecer e tem suas hipóteses sobre este conhecimento.
Neste momento, o professor tem o poder em sua mão.
Ele pode escolher entre acolher estas hipóteses, sejam quais forem e sobretudo, acolher este aluno em seu universo ensinante com tudo o que ele traz ou não consigo, ou elencar valores para que escolhidos conquistem este conhecimento.
Realizar as aulas-entrevistas, na perspectiva geempiana/pós-construtivista, é algo fascinante.
Ou seja, realizar as aulas-entrevistas para descobrir e aprender sobre o processo do aluno é algo entusiasmante, porque vemos ali toda a sua inteligência.
Os erros que poderiam apavorar ou revelar dificuldades para outras perspectivas, nesta teoria são vistos como hipóteses super inteligentes!
Revela a inteligência vibrante de cada um! Seu pensamento ativo e criativo!
Como eles inventam soluções lindas para seus problemas na aula-entrevista!
O rede de hipóteses de cada um no campo conceitual da alfabetização é singular e única!
Realizando as aulas-entrevistas percebemos que todos são inteligentes, que pensam e que portanto, podem aprender e sobretudo que dependem de nosso profissionalismo e competência para ensiná-los.