Páginas

Seja bem-vindo

TODOS PODEM APRENDER

quarta-feira, 30 de março de 2011

Atividades Culturais, para quê?

A justificativa para as atividades culturais, além das que são lógicas para o pessoal da arte, é a de que as artes também são linguagem e é de extrema importancia que as crianças alfabetizandas sejam mergulhadas num universo de muitas manifestações de linguagem.


Do ponto de vista dramático, o viver emoções em grupo (como as que nos proporciona a apreciação de uma boa obra de arte) nos ajuda a nos constituirmos mais solidamente enquanto grupo, idéia fundamental para que todos aprendam , já que a aprendizagem é um fenômeno estritamente social; por outro lado, ninguém saí de uma boa atividade cultural do mesmo jeito que entrou.

A arte sempre consegue dialogar com nossos espaços mais escondidos, com o nosso inconsciente. Uma boa experiência cultural sempre provoca deslocamentos existenciais.

Partindo do princípio de que a aprendizagem se dá por rupturas e através da elaboração de problemas, a vivência em uma atividade cultural, para os alfabetizandos (neste caso) simboliza as rupturas que eles terão que fazer ao longo do processo de alfabetizaçaõ! Eles precisam preparar-se do ponto de vista simbólico para a grande mudança existencial: sair da condição de analfabetos, numa comunidade em que o conhecimento formal ainda não foi conquistado e passar a outra, a de alfabetizado, letrado, capaz de acessar o conhecimento historicamente construído por nossos antepassados.



Obviamente que estes encontros produzirão impulsos criativos que deverão ser organizados didaticamente para que produzam resultado.

Pinturas dos próprios alunos, pensei em modelagem, teatro e é claro, música que é minha área de maior capacidade.

A idéia é organizar apresentações para o aniversário da escola, festa da família, semana da criança e natal, fundamentalmente, mas nada pode ser previsto assim com tanta objetividade. A história da turma se constrói ao caminhar.

Um comentário:

  1. Acredito que talvez, para a grande maioria das pessoas, o resultado é importante...Qual resultado? O resultado de uma proposta definida e enquadrada em um sistema de valores? Creio que o "resultado" pode ser medido se temos uma doença, vamos ao médico, fazemos o tratamento prescrito e então ficamos curados...Creio que quando estamos falando em arte, não há resultados...há criação, força, potência!
    Um beijo,
    Alice

    ResponderExcluir