Páginas

Seja bem-vindo

TODOS PODEM APRENDER

domingo, 26 de setembro de 2010

PÓS-CONSTRUTIVISMO

O pós-construtivismo é tão revolucionário  por que busca o concurso de outras ciências para explicar o fenômeno da aprendizagem e ensinagem.
Esta revolucionária Teoria  conta com a psicanálise, com a antropologia, com a filosofia, com a medicina e considera a Didática* uma ciência (*Gèrard Vergnaud - França).
A antropologia, por exemplo, nos leva a questionar aquela velha idéia de que as famílias precisam ajudar em casa para que os alunos tenham sucesso na escola é umas das "bombas" do pós-construtivismo. Nesta teoria, o papel de ensinar os conhecimentos científicos é de responsabilidade da escola e à família cabe a responsabilidade existencial. Funções diferentes para diferentes organismos sociais!
Dizer que esse ou aquele aluno não aprendeu porque a família é ausente é impensável dentro desta Teoria.
Os alunos não aprendem se não forem provocados adequadamente, se as provocações didáticas e dramáticas não tiverem significado, e isso remete a uma reflexão sobre o ato de ensinar e não das condições externas à escola!
Revolucionário não é?

Um comentário:

  1. Esta semana começa uma nova realidade! Uy! Que ansiedade! Ciclos, aí vou eu!

    ResponderExcluir